x

Olá, tudo bem?

Posso ajudar e tirar suas dúvidas? Estamos Online. Basta Clicar aqui.

0 comentários juraski

Segundo a prefeitura, entrega das cobranças acontece ao longo do mês de janeiro. Contribuintes podem pagar imposto com desconto de 4% até 10 de fevereiro.

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 em Curitiba já estão disponíveis para emissão pela internet, segundo a prefeitura informou na segunda-feira (7).

Os carnês de cobrança podem ser acessados no site da prefeitura.

De acordo com a administração municipal, os carnês também serão enviados para os donos dos imóveis. A entrega deve acontecer até o final do mês de janeiro.

O pagamento à vista, com desconto de 4%, pode ser feito até 10 de fevereiro.

Os contribuintes também podem optar pelo pagamento parcelado, em até dez vezes, sem o desconto. Neste caso, vencimento das parcelas ocorre entre os dias 11 e 15 de cada mês, de fevereiro a novembro. As datas estão informadas no boleto do IPTU.

Segundo a prefeitura, o imposto incide em 790,3 mil unidades tributárias (residenciais, não residenciais e terrenos) na capital.

Taxa da coleta de lixo
Junto do imposto, os carnês também têm a cobrança da taxa anual da coleta de lixo, no valor de R$ 275,40.

Os imóveis isentos da cobrança de IPTU - residências de até 70 metros quadrados, tipo simples de construção e com valor venal de até R$ 140 mil - têm desconto de 50% na taxa. Segundo a prefeitura, cerca de 3 mil imóveis se enquadram neste perfil.

Reajuste
Para 2020, houve um reajuste de 7,27% a 10,27% no IPTU em Curitiba, de acordo com a prefeitura.

Os valores aplicados tomaram como base os percentuais estabelecidos em uma lei complementar de 2017 - de 4% para imóveis edificados e de 7% para imóveis não edificados - mais a correção monetária medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 3,27% no período entre dezembro de 2018 e novembro de 2019.

A taxa de lixo não teve reajuste.